
Curso Gestão em Audiovisual
SALVADOR
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Propriedade Intelectual, Regulação, Gestão Empresarial e Estruturação de Negócios Audiovisuais*
ANCINE, FOMENTO E CAPTAÇÃO (24 horas)
Profª Vera Zaverucha
Como foi construída a Ancine; De Ancinav a Ancine; Como ela está organizada; Registro de agente econômico; Classificação de Nivel
Fomento Indireto; Quais são os Incentivos Fiscais; Art 1,1A,3, 3A da Lei 8685/93 e Art 39 da MP 2228-01; Como eles funcionam; Aprovação de Projetos; Fontes de financiamento; Captação; Liberação de recursos; Acompanhamento da produção; Prestação de contas; Certificado de Produto Brasileiro; Certificado de registro de títulos; Cotas nas Tvs; FSA - Estrutura de governança do FSA; Regramento; Tipos de Editais; Valores Aplicados pelo FSA; Licenciamentos obrigatórios; Participação do FSA sobre as receitas; Editais; O mercado audiovisual
REGULAÇÃO AUDIOVISUAL (24 horas)
Prof. Vinícius Portela
Regulação. Regulação ativa. Regulação reativa e Sistema brasileiro de defesa da concorrência; noções básicas sobre economia da concorrência (somente conceitos aplicáveis ao mercado audiovisual). Noções básicas sobre mercado audiovisual. Noções sobre Janelas (segmento de mercado). Dados de mercados. Vídeo on demand”-VOD. Regulação ativa e reativa no audiovisual. Casos de regulação reativa. Regulação ativa. Agências reguladoras. Ancine x Anatel na regulação do audiovisual. A ANCINE; marco regulatório; poder de regulamentação; registro de empresa; Classificação de nível de empresa e pontuação das produtoras; Registro de obra; CPB x CRT; Lei nº 12.485/2011 – definições, instrumentos de regulação; outros aspectos; sugestão de melhoras regulatória no Seac; sugestão de melhoras tributárias no Seac; Fomento; os fomentos direto e indireto como meios de financiamento da obra audiovisual; Fomento indireto estrangeiro; FSA; Possibilidades de estruturação financeira considerando os mecanismos; novas possibilidades no Fomento; Condecine; Papel da Condecine na regulação e no fomento ao audiovisual; novas possibilidades na Condecine.
A PROPRIEDADE INTELECTUAL (08 horas)
Prof. Cláudio Lins
Introdução à Propriedade Intelectual; O Direito De Autor e a Propriedade Industrial; Relevância da Propriedade Intelectual nas Obras Audiovisuais; Propriedade Industrial – Noções Básicas de Marcas e Patentes; O registro de marcas e patentes, territorialidade, prazos e processos; As marcas registráveis - marcas nominativas figurativas e mistas; Os prazos de proteção aos dir
eitos de Propriedade Intelectual. Case para discussão.
A Propriedade Intelectual e suas relações com o FSA, BRDE e Regulamento Geral do Prodav; A Convergência do Direito Autoral e da Propriedade Industrial - Impactos no Audiovisual; A obra audiovisual e seus produtos derivados vistos como ativos intangíveis, a relevância da Propriedade Intelectual na formação, proteção e gestão de ativos intangíveis. Os desafios da Propriedade Intelectual frente a inovação tecnológica (Novas Tecnologias) – Case para discussão.
GESTÃO FINANCEIRA, Prestação de contas e contrapartida (20 horas)
Profª. Sandra Pedroso
Planejamento e gestão orçamentária aplicada a projetos de produção audiovisual; Elaboração de planilhas orçamentárias com composição de fomentos direto e indireto; A Contabilidade e o controller.
Aspectos gerais da prestação de contas junto a ANCINE; Processos de controle financeiro; A visão geral da prestação de contas; As novas tendências da prestação de contas – a perspectiva de implantação do blockchain; A gestão de Pessoas em projetos de produção audiovisual; Ferramentas de gestão financeira.
ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS AUDIOVISUAIS (20 horas)
Prof. Fábio Campos
A estruturação de negócios audiovisuais; A visualização da obra audiovisual como um produto; A elaboração de plano de negócios aplicado ao audiovisual; Estruturação de fontes de receita complementares para o produto audiovisual; O planejamento de marketing; Estratégias de venda do produto audiovisual para distribuidores, investidores e canais.
Estruturação de propostas de captação de patrocínio; Elaboração de apresentações impactantes de projetos audiovisuais; Pitching eficaz; Marketing do produto audiovisual: ferramentas mais eficazes; Marketing digital no audiovisual: melhores práticas e tendências.
PALESTRANTE CONVIDADO:
EDUARDO TENÓRIO
produtor e consultor executivo, atua no mercado de cultura e entretenimento desde 2004.
Em sua palestra vai abordar assuntos como Enquadramento de Projetos nas Leis de Incentivo Municipal, Estadual e Federal.