top of page

Depoimentos dos professores

Nós, da equipe planejadora e realizadora da Bússola Brasil - Capacitação Audiovisual, gostaríamos de agradecer imensamente aos professores que engajaram e motivaram nossos alunos ao longo desse período de aulas! A seguir, conheça suas opiniões e comentários em depoimentos preparados para esse espaço virtual!

Antonio%2520Molina_edited_edited.jpg

Antônio Molina

Professor de Roteiro e Direção para Documentário no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

Ter participado no Bússola Brasil, ministrando aulas de roteiro e direção para documentário foi uma experiência ímpar. O curso para mim, como professor, foi uma provocação pois em tempos diferentes, para duas turmas diferentes: Uma em Rio de Janeiro e outra em Salvador, poder oferecer o mesmo conteúdo e obter resultados similares, constados na qualidade dos trabalhos apresentados e um fato para ser tomado em conta pela Coordenação. Para os alunos a sua vez, foi um desafio que permitiu testar suas capacidades criativas, suas potencialidades como cineastas e amplio suas aptidões para trabalhar e discutir suas propostas em equipe.
Avaliando desde minha perspectiva a proposta há que parabenizar aos idealizadores pelo empenho, pela sabedoria na hora das seleções tanto dos instrutores como dos alunos e que venham mais cursos como estes que permitam unir os novos talentos em prol do cinema nacional.

Kleber Paredes.jpeg

Kleber Paredes

Professor de Direção de Fotografia no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

O curso de roteiro e direção artística em audiovisual, idealizado pela Bússola Brasil Capacitação e a Panela Filmes, trouxe uma estrutura de ensino que realmente visa contribuir para o crescimento dos alunos, abordando não somente um departamento, mas todos os principais departamentos que compõem uma produção de cinema. No audiovisual, todos fazem parte da mesma engrenagem, portanto diretores e roteiristas, assim como os outros profissionais, poderão executar com mais propriedade e liberdade criativa seus projetos, tendo um conhecimento dos processos que ocorrem da pré-produção até a exibição do produto.

Um diferencial importante a ser ressaltado do curso são os professores, pois estão no mercado atualmente e já tem uma trajetória prática no audiovisual. Dessa forma, os ensinamentos passados em aula são baseados não só em estudos, mas também em experiências práticas em diversos cenários, munindo assim os alunos de informações relevantes para o exercício da profissão.

Nas aulas que ministrei de direção de fotografia, foi muito gratificante ver o brilho nos olhos dos alunos ao aprenderem sobre técnicas, processos e histórias da luz e câmera. Foram aulas onde os alunos puderam interagir com o ensino, também expondo dúvidas e curiosidades que passam na vida profissional. Sem dúvidas, os alunos do Rio de Janeiro e Salvador saíram nutridos com informações e conhecimentos que poderão aplicar em suas carreiras. Fico lisonjeado ao ver que ao fim das aulas pude contribuir para o crescimento de futuros profissionais da cultura nacional.

Participei de duas versões do curso de formação na qualidade de professora da matéria Roteiro de Ficção. Foram duas experiências diferentes e ambas interessantes e proveitosas. Os alunos pareciam motivados, não só pelo meu curso, mas pelas outras matérias da formação. A diversidade das turmas favoreceu um ambiente rico de discussão. Apreciei particularmente as histórias que eles trouxeram para serem trabalhadas como pontos iniciais dos roteiros. Eram reflexos francos de suas vivencias, interesses e experiências de vida, o que facilitou o envolvimento de cada um com suas tarefas e também instigou a curiosidade e o engajamento de todos nas atividades de grupo.

A versão presencial no Rio foi certamente mais agradável para todos, a discussão em sala é sempre mais viva e intensa e nessa matéria o trabalho em grupo é essencial. O roteiro é comumente uma atividade de grupo e o audiovisual, um projeto sempre coletivo, com poucas exceções. Apesar disso, a versão online em Salvador também funcionou, com mais ou menos o mesmo número de alunos, numa turma bastante diversa e interessante também. Muito boas ideias foram trabalhadas nessa turma.

De modo geral avalio a experiência como muito positiva e, como sugestão, deixo a ideia de fazer aulas mais curtas, em mais sessões. Cursos com maior duração também teriam resultados mais concretos. O trabalho sobre um projeto ou ideia própria em andamento costuma ser estimulante para o aluno, mas requer mais tempo. Também seria interessante para o professor ter uma ideia do perfil dos alunos, experiência e escolaridade antes de planejar o curso, com o preenchimento de uma ficha curricular, talvez.

Rosane.jpg

Rosane Lima

Professora de Roteiro Ficcional no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

As turmas dos Cursos artísticos, Cinema com especialidade em Direção do Rio de Janeiro e Salvador demonstraram aproveitamento excepcional. A compreensão e a assimilação das matérias apresentadas foram utilizadas no exercício de construção de uma pequena dramaturgia criadas à partir de imagens escolhidas pelos alunos, marcadas pela originalidade dos temas e no exercício de Decupagem pelo aprendizado atento tanto da nomenclatura dos Planos e movimentos de câmera, quanto pela correta utilização das lentes específicas na construção da Linguagem e da narrativa cinematográficas.

Luiz Carlos Lacerda_edited.jpg

Luiz Carlos Lacerda

Professor de Direção Audiovisual no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

prof-marcio-augusto_edited.jpg

Marcelo Augusto

Professor de Linguagem Audiovisual no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

O curso de capacitação audiovisual da Bússola Brasil surge como uma alternativa muita fértil  e elaborado de conhecimentos de criação fílmica em som, imagem, linguagem, direção , roteirização e etc. Além de todo projeto voltado para produção e leis de absoluta importância para o ingresso nas várias carreiras que se abrem a partir de prêmios de produção e de novas janelas existentes  na reconfiguração atual da produção e criação audiovisual brasileira.

As ementas do curso surgiram de professores com longa experiência na direção de produção e na direção acadêmica do campo  universitário de cinema oferendo rigor e atualização das ementas do curso.

O formato presencial e tele-presencial despontou como uma nova  perspectiva interessante e atualizada  para a possibilidade de ensino.

Pela minha experiência, o curso assemelhou-se a uma súmula dos conhecimentos  acadêmicos de graduação e pós-graduação voltados para grupos de diversos interesses, realidades e de diversas  formações.

Foi um enorme prazer ministrar as aulas de Malha Sonora, no Curso de Capacitação Bússola Brasil. Estou certa da extrema relevância do curso que, além de ampliar o conhecimento de novas matérias e de aguçar o senso crítico de quem já trabalha nos diversos setores da indústria do audiovisual, promove a interlocução e o debate, incentivando os novos talentos.

A Malha Sonora é constituída por todas as formas de som do produto audiovisual. A música, os diálogos, os ruídos, o som ambiente. Entender como esses elementos se relacionam com as imagens pode ser determinante na qualidade da obra.

Os alunos se mostraram muito interessados, elaborando pensamentos próprios diante dos conceitos técnicos, filosóficos e artísticos apresentados. Nas aulas presenciais no Rio de Janeiro, tdos participaram de dinâmicas de grupo, criando trilhas sonoras, foley e cenas roteirizadas. Nas aulas online para Salvador, não foi possível realizar dinâmicas de grupo, mesmo assim, os alunos apresentaram suas brilhantes criações individuais.

Espero que o projeto se estenda nos próximos anos, com alcance ainda maior, e que ele se torne referência de aprimoramento no mercado audiovisual brasileiro. Evoé!

Monique%2520Aragao_edited_edited.jpg

Monique Aragão

Professora de Malha Sonora no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

O Curso Bússola de capacitação em audiovisual nesse seguimento que é o da Direção de Arte e Cenografia, mesmo com o foco no Roteiro, foi bastante produtivo nas duas cidades trabalhadas e com a base, no meu caso, no maior cunho às produções de época, nas quais me especializei, e estas também levadas para serem trabalhadas - fomentou um mote determinante e diferenciado às turmas oferecidas.
Os cursos geralmente trazem aos profissionais a oportunidade de trabalhar com grupos ecléticos e diferenciados, muita das vezes, são estudantes de cinema ou não e até professores de outras áreas fazendo - como observei em minhas aulas, o que com certeza me passa a sensação de oportunidades únicas à esses acessos aos profissionais de todas as áreas do audiovisual, e que nos encanta na descoberta e formação de novos talentos e jovens profissionais.

Oswaldo%20Eduardo%20Lioi_edited.jpg

Oswaldo Lioi

Professor de Direção de Arte no curso de Capacitação Audiovisual Artístico

Sandra Pedroso 01pb2.jpeg

Sandra Pedroso

Professora de Gestão financeira, prestação de contas e contrapartida no curso de Capacitação Audiovisual Gestão

Foi um prazer ser a professora ou facilitadora ou fomentadora de proposições para os participantes do curso de gestão.

As reflexões que fizemos a cerca da gestão financeira, de pessoas e prestação de contas de projetos audiovisuais nos leva a rever como fazíamos e a partir de agora executar de outra maneira mais profissional. 

Isso nos aponta que temos que cada vez mais proporcionar aos profissionais capacitações voltadas para gestão. Obrigada Ancine e Bussola pelo convite. 

Vinicius%2520Portela_edited_edited.jpg

Vinicius Portela

Professor de Regulação Audiovisual no curso de Capacitação Audiovisual Gestão

A experiência do curso bússola foi sensacional!

Um curso completo de audiovisual. No aspecto técnico produtivo; no aspecto teórico e de gestão da produção, alinhado com entendimento completo do negócio, em termos jurídico/econômico.

O quadro de professores brilhantes, com formação e experiência acadêmica e profissional abrilhantou e deu o tom com o qual o audiovisual brasileiro breve ser tratado: competência, qualidade técnica e profissionalismo.

Por fim, mas não menos importante, a qualificadíssimo, plural e diverso quadro discente complementou a maior e mais completa experiência de capacitação do audiovisual até hoje no Brasil!

Uma grande experiência liderada e idealizada pelo brilhante Fábio Campos e com fechamento de ouro na entrega dos certificados por parte do ex-ministro da cultura Juca Ferreira.

Por fim, um agradecimento a todos envolvidos, em especial o Fábio Campos e o Otávio.

E a esperança de que tenha sido apenas um ponta pé inicial de uma experiência que deve ser repetida, demonstrando o acerto, neste ponto, da política pública do FSA.

vera zaverucha.jpg

Vera Zaverucha

Professor de Ancine, FSA e Capacitação no curso de Capacitação Audiovisual Gestão

Claudio%20Lins_edited.jpg

Claudio Lins

Professor de Propriedade Intelectual no curso de Capacitação Audiovisual Gestão

A disciplina que leciono – propriedade intelectual – aborda temas essenciais para quem vive de criar e produzir cultura. Afinal, o valor econômico de um bem simbólico, como um filme ou uma música, é basicamente a soma do valor dos direitos patrimoniais incidentes sobre a obra. Os alunos se mostraram ávidos por novos conhecimentos e sempre tinham algo interessante a acrescentar a partir da própria experiência. Foi uma experiência incrível lecionar para turmas tão diversas e participativas.

bottom of page