Conheça mais detalhes sobre nossos cursos: 

Conteúdo programático de Artístico: 

Curso de Roteiro e Direção, Direção de Arte, conjugada à montagem, malha sonora e fotografia*

LINGUAGEM AUDIOVISUAL (12 horas)

Prof. Marcelo Augusto​ Proposta de conteúdo: A apresentação e problematização do preconceito em relação ao quadro confuso e ausência de foco narrativo na poligrafia popular do early cinema. A codificação do cinema narrativo norte-americano e a decupagem clássica até os dias atuais.  A linguagem das vanguardas históricas no Expressionismo Alemão, no Cinema de Montagem Russo e no Surrealismo e suas ressonâncias no audiovisual atual. O primeiro contato com a questão da codificação dos gêneros fílmicos até os dias atuais. As transformações da codificação do real a partir do levante do cinema neorrealista italiano a influenciar os cinemas novos e suas ressonâncias no cinema atual. A câmera caneta e a política dos autores a redesenhar uma linha de rompimento com um desenho de crise do cinema clássico europeu. As referências do cinema maneirista pós-moderno e a releitura do cinema de gêneros no mundo.Traços sensoriais no cinema de fluxo atual e o vasto campo de linguagens do cinema brasileiro em nossos dias. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas.

DIREÇÃO AUDIOVISUAL - (12 horas)

Prof. Luiz Carlos Lacerda Proposta de conteúdo: O papel do diretor e sua relação com a equipe e departamentos de criação. A adaptação cinematográfica do roteiro literário para o roteiro técnico. Forma e função do storyboard e relação com o fotógrafo e o diretor de arte. A organização do set e o diálogo criativo com o processo de produção do filme. O desenho e o material oferecido aos  atores no teste de elenco e ensaios. A ordem da filmagem e a colaboração de escritura visual com o fotógrafo. Trabalho por campos de luz dentro da sequência. O posicionamento de câmera. Ensaios para câmera. A ordem da realização das etapas na gravação. Tomadas de som e desenho sonoro na encenação. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

ROTEIRO DE FICÇÃO (12 horas)

Profa. Rosane Lima Proposta de conteúdo: Aspectos práticos e teóricos da construção do roteiro de ficção. Apresentação da criação da macroestrutura em três atos. O processo de desenho e valor dramatúrgico dos movimentos em cada ato. A estrutura da cena como escritura visual e dramática. A criação do argumento como esboço estrutural do primeiro tratamento do roteiro. A relação da importância da dramaturgia de um filme para o processo criativo da direção, produção e outros departamentos de realização cinematográfica. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas. Exercício de criação de linha de história e cenas. ​

ROTEIRO E DIREÇÃO DOCUMENTAL (12 horas)

Prof. Antônio Molina Proposta de conteúdo: A demarcação de pontos cardeais de pesquisa e desenho de work in progress do roteiro no encontro do estado indeterminado do real. A questão da entrevista e a necessidade de enfatizar a dimensão da experiência dos atores sociais em relação ao mero depoimento. O roteiro do documentário encenado e o desenvolvimento de pesquisa para a criação do filme a partir de material de arquivo. O cinema documentário como campo de práticas e retóricas específicas. O documentário no Brasil. Pesquisa temática, formal e de personagens para elaboração de projeto de documentário. Realização de documentário em digital. Estudos de caso. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas. ​

DIREÇÃO E ROTEIRO EM FOTOGRAFIA (12 horas)

Prof. Kleber Paredes Proposta de conteúdo: O trabalho do diretor de fotografia a partir da análise técnica do roteiro. A escolha do posicionamento de câmera e seus movimentos. O desenho de luz e caracterização do ritmo visual dos looks das sequências. O trabalho do fotógrafo com o diretor e o diretor de arte. O diálogo da criação espacial a partir da cenografia e locações. A relação de trocas criativas da fotografia com a produção. O trabalho do diretor de fotografia a partir da análise técnica do roteiro. A escolha do posicionamento de câmera e seus movimentos. O desenho de luz e caracterização do ritmo visual dos looks das sequências. O trabalho do fotógrafo com o diretor e o diretor de arte. O diálogo da criação espacial a partir da cenografia e locações. A relação de trocas criativas da fotografia com a produção. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

DIREÇÃO DE ARTE

Prof. Eduardo Lioi Proposta de conteúdo: O trabalho do diretor de arte a partir da análise técnica do roteiro. A concepção do espaço e ritmo visual segundo os looks das cenas. O processo de criação com o cenógrafo e a dressagem do espaço.O processo de pesquisa do diretor de arte para as proposições visuais da obra. O diretor de arte em diálogo com a direção e fotografia. A relação da direção e cenografia de arte com o universo da produção. Proposta de metodologia do encontro: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas. O trabalho do diretor de arte e do figurinista a partir da análise técnica do roteiro. A concepção do figurino a partir de notas, formas e silhuetas indicadas pelo diretor. Figurinos ou roupas costumizadas. O processo de pesquisa e criação de figurinos em diálogo com o ensaio dos atores. O movimento de criação da transformação da personagem pelo figurino. O universo do visagismo e da maquiagem de efeito. A concepção do figurino e a relação com a produção. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização. ​

MALHA SONORA (12 horas)

Profa. Monique Aragão Proposta de conteúdo: O som como recurso da linguagem audiovisual. A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento e da recodificação dos movimentos dramáticos do roteiro e das cenas através de sons diegéticos, de efeitos, diálogos e trilha sonora. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial dos looks do filme e das diversas demandas de encenação e pontuação rítmica da obra audiovisual. Demonstrar e discutir o processo de reconhecimento e criação técnica na banda sonora. A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento das necessidades do projeto de encenação do diretor. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial das experiências das personagens e busca de estados emocionais na fruição e memória do público. Demonstrar o processo de reconhecimento e de criação técnica da produção e captação do som ao lado do projeto da direção e do departamento de produção. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e sonoros exibidos como ilustração de tema.

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO (12 horas)

Profa. Marília Moraes Proposta de conteúdo: A montagem como processo de significação no audiovisual e último estágio de criação dramatúrgica. Análise a partir do roteiro das demandas estéticas da direção que serão traduzidas pela montagem e por efeitos especiais a caracterizar a forma do universo dramatúrgico da obra. A recodificação do tratamento de imagem nas cenas e no processo de edição e finalização. Estudo de casos. A reflexão sobre os horizontes abertos pela conformação digital no audiovisual na montagem e finalização. A tecnologia de finalização e edição como dispositivos criativos contemporâneos. Estudos de casos do cinema nacional e internacional que possam revelar o papel do montador e finalizador diante da direção e produção da obra audiovisual. Proposta de metodologia: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.

Conteúdo programático de Gestão: 

ANCINE, FSA e CAPTAÇÃO (24 horas)

Profª Vera Zaverucha Como foi construída a Ancine; De Ancinav a Ancine; Como ela está organizada; Registro de agente econômico; Classificação de Nivel Fomento Indireto; Quais são os Incentivos Fiscais;  Art 1,1A,3, 3A da Lei 8685/93 e Art 39 da MP 2228-01; Como eles funcionam; Aprovação de Projetos; Fontes de financiamento; Captação; Liberação de recursos; Acompanhamento da produção; Prestação de contas; Certificado de Produto Brasileiro; Certificado de registro de títulos; Cotas nas Tvs; FSA - Estrutura de governança do FSA; Regramento; Tipos de Editais; Valores Aplicados pelo FSA; Licenciamentos obrigatórios; Participação do FSA sobre as receitas; Editais; O mercado audiovisual

REGULAÇÃO AUDIOVISUAL (24 horas)

​ Prof. Vinícius Portela Regulação. Regulação ativa. Regulação reativa e Sistema brasileiro de defesa da concorrência; noções básicas sobre economia da concorrência (somente conceitos aplicáveis ao mercado audiovisual). Noções básicas sobre mercado audiovisual. Noções sobre Janelas (segmento de mercado). Dados de mercados. Vídeo on demand”-VOD. Regulação ativa e reativa no audiovisual. Casos de regulação reativa. Regulação ativa. Agências reguladoras. Ancine x Anatel na regulação do audiovisual. A ANCINE; marco regulatório; poder de regulamentação; registro de empresa; Classificação de nível de empresa e pontuação das produtoras; Registro de obra; CPB x CRT; Lei nº 12.485/2011 – definições, instrumentos de regulação; outros aspectos; sugestão de melhoras regulatória no Seac; sugestão de melhoras tributárias no Seac; Fomento; os fomentos direto e indireto como meios de financiamento da obra audiovisual; Fomento indireto estrangeiro; FSA; Possibilidades de estruturação financeira considerando os mecanismos; novas possibilidades no Fomento; Condecine; Papel da Condecine na regulação e no fomento ao audiovisual; novas possibilidades na Condecine.   ​

A PROPRIEDADE INTELECTUAL (08 horas)

​ Prof. Cláudio Lins​ Introdução à Propriedade Intelectual; O Direito De Autor e a Propriedade Industrial; Relevância da Propriedade Intelectual nas Obras Audiovisuais; Propriedade Industrial – Noções Básicas de Marcas e Patentes; O registro de marcas e patentes, territorialidade, prazos e processos; As marcas registráveis - marcas nominativas figurativas e mistas; Os prazos de proteção aos direitos de Propriedade Intelectual. Case para discussão. A Propriedade Intelectual e suas relações com o FSA, BRDE e Regulamento Geral do Prodav; A Convergência do Direito Autoral e da Propriedade Industrial - Impactos no Audiovisual; A obra audiovisual e seus produtos derivados vistos como ativos intangíveis, a relevância da Propriedade Intelectual na formação, proteção e gestão de ativos intangíveis. Os desafios da Propriedade Intelectual frente a inovação tecnológica (Novas Tecnologias) – Case para discussão. ​

GESTÃO FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E CONTRAPARTIDA (20 horas)

​ Profa. Sandra Pedroso Planejamento e gestão orçamentária aplicada a projetos de produção audiovisual; Elaboração de planilhas orçamentárias com composição de fomentos direto e indireto; A Contabilidade e o controller. Aspectos gerais da prestação de contas junto a ANCINE; Processos de controle financeiro; A visão geral da prestação de contas; As novas tendências da prestação de contas – a perspectiva de implantação do blockchain; A gestão de Pessoas em projetos de produção audiovisual; Ferramentas de gestão financeira.

ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS AUDIOVISUAIS (20 horas)

Prof. Fábio Campos A estruturação de negócios audiovisuais; A visualização da obra audiovisual como um produto; A elaboração de plano de negócios aplicado ao audiovisual; Estruturação de fontes de receita complementares para o produto audiovisual; O planejamento de marketing; Estratégias de venda do produto audiovisual para distribuidores, investidores e canais. Estruturação de propostas de captação de patrocínio; Elaboração de apresentações impactantes de projetos audiovisuais; Pitching eficaz; Marketing do produto audiovisual: ferramentas mais eficazes; Marketing digital no audiovisual: melhores práticas e tendências.

PALESTRANTE CONVIDADO:

EDUARDO TENÓRIO Produtor e consultor executivo, atua no mercado de cultura e entretenimento desde 2004. Em sua palestra vai abordar assuntos como Enquadramento de Projetos nas Leis de Incentivo Municipal, Estadual e Federal.

Propriedade Intelectual, Regulação, Gestão Empresarial e Estruturação de Negócios Audiovisuais*