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Curso Gestão em Audiovisual

RIO DE JANEIRO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Propriedade Intelectual, Regulação, Gestão Empresarial e Estruturação de Negócios Audiovisuais*

ANCINE, FSA e CAPTAÇÃO (24 horas)

Profª Vera Zaverucha

 

Como foi construída a Ancine; De Ancinav a Ancine; Como ela está organizada; Registro de agente econômico; Classificação de Nivel

Fomento Indireto; Quais são os Incentivos Fiscais;  Art 1,1A,3, 3A da Lei 8685/93 e Art 39 da MP 2228-01; Como eles funcionam; Aprovação de Projetos; Fontes de financiamento; Captação; Liberação de recursos; Acompanhamento da produção; Prestação de contas; Certificado de Produto Brasileiro; Certificado de registro de títulos; Cotas nas Tvs; FSA - Estrutura de governança do FSA; Regramento; Tipos de Editais; Valores Aplicados pelo FSA; Licenciamentos obrigatórios; Participação do FSA sobre as receitas; Editais; O mercado audiovisual

 

 

REGULAÇÃO AUDIOVISUAL (24 horas)

Prof. Vinícius Portela

Regulação. Regulação ativa. Regulação reativa e Sistema brasileiro de defesa da concorrência; noções básicas sobre economia da concorrência (somente conceitos aplicáveis ao mercado audiovisual). Noções básicas sobre mercado audiovisual. Noções sobre Janelas (segmento de mercado). Dados de mercados. Vídeo on demand”-VOD. Regulação ativa e reativa no audiovisual. Casos de regulação reativa. Regulação ativa. Agências reguladoras. Ancine x Anatel na regulação do audiovisual. A ANCINE; marco regulatório; poder de regulamentação; registro de empresa; Classificação de nível de empresa e pontuação das produtoras; Registro de obra; CPB x CRT; Lei nº 12.485/2011 – definições, instrumentos de regulação; outros aspectos; sugestão de melhoras regulatória no Seac; sugestão de melhoras tributárias no Seac; Fomento; os fomentos direto e indireto como meios de financiamento da obra audiovisual; Fomento indireto estrangeiro; FSA; Possibilidades de estruturação financeira considerando os mecanismos; novas possibilidades no Fomento; Condecine; Papel da Condecine na regulação e no fomento ao audiovisual; novas possibilidades na Condecine.  

A PROPRIEDADE INTELECTUAL (08 horas)

Prof. Cláudio Lins

Introdução à Propriedade Intelectual; O Direito De Autor e a Propriedade Industrial; Relevância da Propriedade Intelectual nas Obras Audiovisuais; Propriedade Industrial – Noções Básicas de Marcas e Patentes; O registro de marcas e patentes, territorialidade, prazos e processos; As marcas registráveis - marcas nominativas figurativas e mistas; Os prazos de proteção aos dir

eitos de Propriedade Intelectual. Case para discussão.

 

A Propriedade Intelectual e suas relações com o FSA, BRDE e Regulamento Geral do Prodav; A Convergência do Direito Autoral e da Propriedade Industrial - Impactos no Audiovisual; A obra audiovisual e seus produtos derivados vistos como ativos intangíveis, a relevância da Propriedade Intelectual na formação, proteção e gestão de ativos intangíveis. Os desafios da Propriedade Intelectual frente a inovação tecnológica (Novas Tecnologias) – Case para discussão.

GESTÃO FINANCEIRA, Prestação de contas e contrapartida (20 horas)

Profa. Sandra Pedroso

Planejamento e gestão orçamentária aplicada a projetos de produção audiovisual; Elaboração de planilhas orçamentárias com composição de fomentos direto e indireto; A Contabilidade e o controller.

Aspectos gerais da prestação de contas junto a ANCINE; Processos de controle financeiro; A visão geral da prestação de contas; As novas tendências da prestação de contas – a perspectiva de implantação do blockchain; A gestão de Pessoas em projetos de produção audiovisual; Ferramentas de gestão financeira.

ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS AUDIOVISUAIS (20 horas)

 

Prof. Fábio Campos

A estruturação de negócios audiovisuais; A visualização da obra audiovisual como um produto; A elaboração de plano de negócios aplicado ao audiovisual; Estruturação de fontes de receita complementares para o produto audiovisual; O planejamento de marketing; Estratégias de venda do produto audiovisual para distribuidores, investidores e canais.

 

Estruturação de propostas de captação de patrocínio; Elaboração de apresentações impactantes de projetos audiovisuais; Pitching eficaz; Marketing do produto audiovisual: ferramentas mais eficazes; Marketing digital no audiovisual: melhores práticas e tendências.

PALESTRANTE CONVIDADO:

EDUARDO TENÓRIO

produtor e consultor executivo, atua no mercado de cultura e entretenimento desde 2004.

Em sua palestra vai abordar assuntos como Enquadramento de Projetos nas Leis de Incentivo Municipal, Estadual e Federal.

Cronograma das aulas

ABRIL

1ª semana

06

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

09

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Estrutura de Negócios

presencial

Gestão Financeira

presencial 

2ª semana

13

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

16

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Estrutura de Negócios

presencial 

Gestão Financeira

presencial

3ª semana

27

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

30

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Propriedade Intelectual

virtual

Estruturação de Negócios

presencial

As aulas do dia 30/04 foram canceladas por motivo de forte chuva no RJ, sendo remanejadas para a semana posterior.

MAIO / JUNHO

4ª semana

04

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

07

SÁB

09h às 13h

Estruturação de Negócios

presencial 

14h às 18h

Estruturação de Negócios

presencial 

Palestrante convidado: Eduardo Tenório

5ª semana

10

TER

18h
às
22h

Propriedade Intelectual

virtual

11

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

14

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Regulação audiovisual

presencial 

Gestão Financeira

presencial 

6ª semana

17

TER

18h
às
22h

virtual

Propriedade Intelectual

18

QUAR

17h
às
21h

Ancine

virtual

21

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Estruturação de Negócios

presencial 

presencial 

Gestão Financeira

7ª semana

25

QUAR

17h
às
21h

Regulação Audiovisual

virtual

28

SÁB

09h às 13h

09h às 13h

14h às 18h

Regulação Audiovisual

presencial

Regulação Audiovisual

presencial 

8ª semana

01

QUAR

17h
às
21h

04

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Regulação Audiovisual

presencial

Regulação Audiovisual

virtual

Gestão Financeira

presencial 

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