Programa do
Projeto de Capacitação

Curso de Roteiro e Direção, conjugada à montagem, malha sonora e fotografia*

  • Características Narrativas E Estéticas dos Diversos Géneros Audiovisuais; 

  • Desenvolvimento e Estrutura De Roteiro, Gêneros de Linguagem: (Cinema, Televisão, Jogos Eletrônicos e Animação);

  • Narrativas Transmídias e Criação de Personagens para Jogos Eletrônicos;

  • Desenvolvimento de Argumento e Estrutura de Personagens;

  • Roteiros para Documentários;

  • Dramaturgia; 

  • Laboratório de Criação de Roteiro;

  • Teoria e Prática de Desenho de Som;

  • Construção;

  • Estética e Metodologia de Pesquisa (Teoria); 

  • Teoria e Prática de Montagem, Narrativas Audiovisuais (Teoria e Prática);

  • Direção, Funções, Aspectos Técnicos e Artísticos (Teoria);

  • Construção Estética Audiovisual (Teoria e Prática);

  • Direção de Atores (Teoria e Prática);

  • Desenho de Produção, Gêneros Audiovisuais, Pós- Produção e Finalização - Linguagens de Montagem (Teoria e Prática);

  • Prática Audiovisual – (Prática);

  • O Papel do Diretor: a tomada de decisões e a relação com os membros da equipe;

  • O trabalho com o Roteirista: Adaptação Cinematográfica do Roteiro Literário para o Roteiro Técnico;

  • Forma e Função do Story-Board;

  • A ordem de filmagem e a colaboração com o Diretor de Fotografia;

  • Como organizar um dia de filmagem;

  • O conhecimento do Set. o trabalho com Atores no Set;

  • A decisão da Mise-En-Scène: trabalho por campos de luz dentro da mesma sequência.

  • O posicionamento da câmera; 

  • A ordem de realização das etapas;

  • A entrada do Diretor de Fotografia no trabalho; 

  • Ensaios para a Câmera; 

  • Correções;

  • Marcação de Foco;

  • Trabalho com o Operador de Som: as tomadas de som, o desenho sonoro.

Disciplinas 

do Curso de Roteiro e Direção

  • Gramática audiovisual.

  • Estrutura de roteiro

  • Desenvolvimento e pesquisa de roteiro

  • Direção Artística

  • Direção de arte figurino e caracterização

  • Direção de Produção

  • Malha sonora

  • Desenho de som

  • Finalização

* Programa sujeito a alterações.

Disciplinas 

do Curso de Gestão

  • A Propriedade Intelectual no Audiovisual

  • Os Direitos de Autor e Conexos na Obra Audiovisual

  • Contratos na Produção e Exploração Econômica de Produtos Audiovisuais

  • Distribuição Audiovisual

  • A Gestão de Direitos Relacionados ao Produto Audiovisual

  • Os Fomentos Direto e Indireto

  • Planejamento e Gestão Orçamentária de Projetos

  • Gestão de Pessoas na Produção Audiovisual

  • Regulação do Setor Audiovisual

  • Prestação de Contas

  • Estruturação de Negócios Audiovisuais e Plano de Negócios

Curso de Propriedade Intelectual, Regulação, Gestão Empresarial e Estruturação de Negócios Audiovisuais*

  • Introdução à Propriedade Intelectual. Direito de Autor. Propriedade Industrial e Software. Relevância da Propriedade Intelectual nas Obras Audiovisuais;

  • Os Desafios da Propriedade Intelectual frente à Inovação Tecnológica (Novas Tecnologias);

  • Os Prazos de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.

  • A Propriedade Intelectual no Audiovisual – Fsa, Brde e Regulamento Geral do Prodav.

  • Introdução ao Direito Autoral. Autor e Obra. Direitos Patrimoniais e Morais de Autor.

  • Diretos Conexos e Direito e Imagem.

  • Sincronização e Execução Musical.

  • Direito Autoral na Obra Audiovisual – a Autoria e a Titularidade de Direitos Patrimoniais de Autor.

  • Negócios Jurídicos e Obra Audiovisual – Licenciamento, Cessão de Direitos e Outros Contratos.

  • A Propriedade Industrial. Noções básicas de Marcas e Patentes. As Marcas registráveis. As Patentes. Marcas Nominativas, Mistas e Figurativas. O Registro de Marcas e Patentes – Territorialidade, Prazos e Processo.

  • A Relação do Software com o Direito Autoral e a Propriedade Industrial. O Registro de Software.

  • Gestão de Direitos de Propriedade Intelectual.

  • Formação e Proteção de Ativos Intangíveis.

  • As Licenças e Cessões de Direitos de Propriedade Intelectual.

  • As Sociedades Gestoras de Direitos Autorais e Conexos.

  • Políticas Públicas para o Setor Audiovisual.

  • Planejamento e Metas.

  • Regulação do Setor e a Ancine.

  • Financiamento.

  • Fsa; Leis De Incentivo.

  • Processos de Controle.

  • Prestação de Contas.

  • Montagem de Projetos.

  • Planejamento e gestão orçamentária aplicada a projetos de produção audiovisual;

  • Gestão de Pessoas em projetos de produção audiovisual;

  • Estruturação de Negócios Audiovisuais. A obra audiovisual como negócio. Evolução do mercado. Visão criativa e visão de negócio.

  • Oportunidades para transformar uma obra em um negócio. Benchmarks.

  • Transformando a obra em negócio. Principais passos. Fontes de recursos.

  • Principais ferramentas de Planejamento e Gestão. Plano de Negócios e Modelo de Negócios. Estrutura de um Plano de Negócios. Administração da composição de um Plano de Negócios. Capítulos do Plano e seu conteúdo imprescindível. Estruturação de Modelo de Negócios (Canvas).

  • Viabilização da obra audiovisual. Projeções financeiras. Valuation da obra audiovisual. Captação de recursos. Elaboração e negociação de propostas.

  • Marketing e Inteligência de negócio. Estratégias vencedoras em Marketing. Marketing de Conteúdo. Inbound Marketing.

  • Determinação do marketing mix ideal. Mídia social no marketing mix. Definição de marketing KPIs (indicadores chave de desempenho). Apresentação e discussão de Cases.

  • Marketing na obra audiovisual. Necessidade de Marketing na sua obra. Marketing no plano de negócios da obra audiovisual. Integração do marketing à concepção do negócio audiovisual. Principais estratégias e ações de marketing no audiovisual. 

  • Plano de Marketing da obra audiovisual. Visão de negócio da obra audiovisual. Integrando conceitos de marketing à obra.

  • Marketing no pitch. Promoção, venda e captação de recursos. 

* Programa sujeito a alterações.

É UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO APROVADO NO EDITAL SAV/MINC/FSA Nº 13,
DE 17 DE FEVEREIRO DE 2018

PROPONENTE E REALIZADORA:

panela-filmes.jpg

PATROCÍNIO: