DEPOIMENTOS DAS TURMAS 
DE SALVADOR

Turma de Artístico

Brenda Matos, Produtora Audiovisual, @brendafmatos

Dayane Sena

Emerson Cassio Bem. Meu nome é Emerson Cássio Dos Santos Vasconcelos, tenho 33 anos, aluno novo do curso. É com muita alegria e satisfação, que venho através desse, agradecer à Giovanna (minha amiga e colega de curso), que me impusioniu esse iniciar o lindo, vocês or ter planejado e executado um projeto tão rico e valoroso como este, no qual pude participar e me capacitar e na área Artística de Cinema. Os professores nota 10!!!!! Kk E, para fechar com chave de ouro, teremos um dos grandes gestores do cinema do Brasil! Vocês arrasaram!!! Espero poder participar das próximas capacitações. Até a próxima!

Vinycius Viturino Gregório de Lima

Giovana Dantas Primeiro agradecer, pois percebi o cuidado com o qual o curso foi pensado e elaborado. O cuidado de realizar este evento em Salvador e o cuidado na escolha dos professores. Tudo transcorreu lindamente. Rsrsrsr Como artista visual, pude conhecer melhor o cinema, e bem melhor o cinema brasileiro. Uma pequena sugestão: pensar na possibilidade de colocar filmes de diretores baianos nas análises (se possível). Que bom seria trazer o curso para o IFBA, onde trabalho!!! Abraços e Afetos

Carolina Santana Agradeço demais o convívio com os competentes professores do curso e também os profissionais e estudantes da área de Cinema! Tivemos vivências práticas que permitiram exercitar a criatividade e conhecer um pouco da linguagem, roteirização e produção do conteúdo audiovisual. O curso foi muito proveitoso para mim, especialmente pela possibilidade de construção de uma "ponte" entre a ciência da informação e o cinema! Meu respeitoso reconhecimento a toda a galera que milita pela arte cinematográfica em nosso país!

Tulani Nascimento Como produtora foi essencial para mim ter participado do curso de extensão Bussola Brasil Capacitação. Uma produtora precisa ter uma visão de todas as equipes e etapas do fazer cinematográfico e o curso proporcionou esse conhecimento. Muito importante as experiências e os cases que os professores levaram para sala de aula, principalmente na resolução de problemas.

Rodrigo Araújo A experiência no curso de Capacitação Artística do Bússola Brasil se afirma como fundamental em minha trajetória como realizador audiovisual. A experiência de poder assistir aulas de notáveis professores, especialistas em seus departamentos artísticos na cadeia de produção fílmica, capazes de conciliar com maestria refinamento pedagógico e partilha criativa de seus processos foi muito rica. Como sabemos, é uma combinação muito difícil de se obter (artistas relevantes e professores com boas práticas pedagógicas), e foi isso que o curso conseguiu de maneira muito satisfatória. Ademais, o comprometimento profissional de cada membro da equipe e cada professor só colaborou para o alcance qualitativo do curso, isso sem contar a excelente troca com colegas, donos de trajetórias bastante expressivas. A título de colaboração, deixo aqui registrada uma sugestão para a próxima edição: incluir Direção de Atores como disciplina da grade do curso. No mais, só tenho a agradecer por cada instante com vocês. Foi demais! Obrigado e até breve!

Turma de Gestão

Bruna Reis Adorei a proposta assim que soube do curso, e fiquei bastante animada com o início das aulas, e até o ponto que estamos, quase finalizando, tem alcançado minha expectativa, com os professores trazendo bastante experiência, além do conteúdo prático, o que enriquece mais meu conhecimento, que é de uma pessoa iniciante, e traz várias inspirações, ensinamentos e dicas. Não obstante, achei a oferta de oportunidade de inscrição por bolsa, uma ideia muito boa, já que precisamos cada vez mais de profissionalização. Os únicos pontos que peço para revisarem em uma oportunidade posterior são os horários de aulas presenciais às sextas, o local, e atenção aos feriados (ou festas) regionais/locais, pois moro na periferia da cidade e o transporte fica complicado em relação às coisas acima citadas.

Maria Midlej, @mamidlej O curso de Gestão em Audiovisual, pra mim, que sou advogada, foi uma verdadeira abertura de horizontes. A partir do contato com a multidisciplinaridade exigida no "fazer" audiovisual, desde a sua elaboração, proposta e execução, partindo da interpretação dos Editais de fomento à contratação de profissionais, correta prestação de contas, resguardo dos direitos autorais e a estes conexos etc, sinto-me apta a proceder com assessorias jurídicas na área com maior desenvoltura e conhecimento. Além disso, a própria experiência do curso em questão, me colocou em contato com a diversa rede de profissionais envolvidos em projetos de cultura em Salvador/BA, o que é importante nascedouro de conexões profissionais e pessoais que se pretendem duradouras

Plínio Gomes, @cantodogalofilmes Antes de tudo, quero agradecer a oportunidade. Estar num curso cheio de profissionais renomados e com tanto conteúdo, deixa-me num lugar de pleno agradecimento. Em 2018 dei um passo importante na minha jornada de transformação: comecei a estudar cinema. Agora em 2022, quando estou me formando, ganhei essa oportunidade de estar em meio a profissionais, estudantes e claro, num lugar que só tem me agregado conhecimento. Todos os professores tem trazido perspectivas importantes para o pensar e fazer cinema. Uma das coisas que mais tenho buscado, para além da questão artística é justamente pensar e executar uma gestão que possibilite mudar os rumos da minha atuação enquanto cineasta, pois sem produção não há cinema. O curso tem me dado insights e esclarecimentos, como a emblemática frase de Sandra Helena: "A prestação de contas começa na escrituração do projeto". Cada aula me causa mais e me coloca de volta no caminho que tenho trilhado, o de me profissionalizar e ser diferencial nas coisas que me proponho a fazer. Acabei de me matricular numa MBA de Gestão Financeira e Controladoria, impulsionado pela fome de estar o tempo todo buscando conhecimento. O curso de Gestão da Bússola Brasil é um divisor de águas, por justamente nos colocar em contato com pessoas que pensam a arte, o cinema, como arte, mas também como negócio e isso é uma oração que só me faz bem. Mais uma vez obrigado por tudo e tanto.

Wanderley Teixeira Cheguei ao curso de Gestão Cultural da Bússola no intuito de preencher algumas lacunas de formação. Em função da pandemia, tive que esperar dois anos para a realização dele em Salvador, o que aconteceu agora em 2022 de forma híbrida e não me arrependo da espera. Toda a jornada foi marcada por um grupo de professores preparados e dispostos a trazer para a sala de aula as demandas específicas do grupo. Me impressionou a atenção na seleção dos profissionais para cada uma das disciplinas ofertadas, cada um deles especialistas conhecidos em suas áreas. Tive acesso a livros e palestras de alguns deles antes do curso, então ter a oportunidade de conhecê-los e ter acesso a todo o conhecimento e experiência que eles têm para oferecer numa sala de aula foi muito legal! É uma experiência completa para quem se interessa pela área de produção audiovisual e quer entender mais sobre todo o processo, nossa legislação, contabilidade, direitos autorais.

André dos Santos Almeida Sou André Almeida e venho agradecer aos professores do Curso de Gestão do Audiovisual da Bússola Brasil pela partilha dos seus conhecimentos técnicos tão valiosos para minha trajetória e crescimento profissional. Certamente o mercado audiovisual brasileiro tem muito a ser explorado e pode trazer grande retorno desde que sejam utilizadas as ferramentas adequadas que mestres como vocês nos habilitaram nestes dias. Espero que nos encontremos em um futuro breve na realização de algum projeto de audiovisual, somando conhecimentos aqui adquiridos e experiências diárias. Parabéns Bússola Brasil!

Josias Brasil Quando eu soube do Curso promovido pela Bússola, me vi diante de uma dúvida cruel: Curso Artístico ou Gestão? Optei pelo segundo e não me arrependi. Por ser montador, roteirista e atuar na parte mais artística, preferi conhecer um pouco mais do processo de produção. Estar junto de profissionais baianos, comprometidos com a qualidade de seus trabalhos, interessados em se aprimorar na gestão dos projetos, foi uma experiência fantástica. A qualidade dos professores facilitadores deu ao curso um nível altíssimo de relevância. Digo - e sei que é uma declaração unânime - que esse evento marcou uma nova atuação na vida dos profissionais participantes. A visão do processo produtivo foi ampliada, revelando detalhes que, antes, habitavam às sombras dos saberes do setor audiovisual. Nossa gratidão ao Fábio Campos, aos excelentes provedores do conteúdo, por participarem deste ”up grade”. Minha gratidão aos colegas que não hesitaram em compartilhar suas vivências tão ricas e socializar suas dúvidas que, uma vez dirimidas pelos mestres, somaram-se à nossa experiência. Gratidão… essa é a síntese de tudo.

Soraia Brito Primeiramente gostaria de agradecer por oportunizar o acesso a esse excelente curso. Para mim foi uma grande surpresa. Não sou da área, sou Socióloga,gestora da área de cultura de uma Instituição de Educação (IFBA) e faço licenciatura em artes pela UFRB. Ao assumir a gestão adentrei no mundo da Produção Digital e vi no curso uma oportunidade de formação. Inicialmente achei que não ia acompanhar por não ser da área. Mas a cada dia de aula fui me surpreendendo. Primeiro a forma como o cursos foi planejado e organizado me permitiu gradativamente ir aprendendo e me envolvendo com os conteúdo de forma fluída e empolgante. O corpo docente foi outro ponto altíssimo do curso. Para além do conteúdo em si, esses profissionais compartilharam suas experiências, fazendo quase um "laboratório" em sala. Um conhecimento que extrapolou o campo do audiovisual, colaborando para o campo da gestão pública como um todo. Destaco ainda a intensa troca entre as/os colegas, nossa que encontro especial. Cada fala de uma/um colega abria um portal de perspectivas, experiências e sonhos. A forma como a turma foi constituída assegurou a diversidade de pessoas, realidade e experiências e consequentemente o aprofundamento da aprendizagem. A forma hibrida foi muito interessante, traz maior viabilidade, mas confesso que as aulas presenciais trouxeram uma troca mais intensa e proveitosa, principalmente pelos intervalos(os cafezinhos) e almoços. Fica o gostinho de quero mais. Me despeço do curso compreendendo a urgência e importância de fomentar formação na área do audiovisual e da produção cultural, e com o compromisso de contribuir para que o IFBA se torne um pólo de formação técnica e tecnológica na área. Na oportunidade sugiro que, para a elaboração do calendário dos cursos, atente para os feriados e festividades locais, porque a gente fica com o coração na mão em faltar um encontro, porque sabemos da potência e que nos será caro, mas tem datas que também são mais que especiais no contexto sociocultural local, que movimenta famílias, comunidades inteiras, e que até mesmo logisticamente fica difícil circular na cidade. No mais, só tenho a agradecer a toda a equipe da Bussola Brasil, ao corpo docente, aos queridíssimos colegas e a SAV por ter socializado e convidado o IFBA a participar desse grande empreendimento formativo. Gratidão, Forte abraço

Marcus Guimarães, Produtor de Conteúdo, @mpaloso Participar do Curso da Bússola Captação em Artístico Cinema foi uma experiência enriquecedora, tantas histórias, vivências e trocas de conteúdo que só fez ampliar o meu horizonte nesse mundo. Gostaria muito de agradecer a todos pela incrível experiência vivida durante nessas 8 semanas de pura imersão.

Solange Moraes