Programa Gestão
Projeto de Capacitação

Curso de Propriedade Intelectual, Regulação, Gestão Empresarial e Estruturação de Negócios Audiovisuais

  • Introdução à Propriedade Intelectual. Direito de Autor. Propriedade Industrial e Software. Relevância da Propriedade Intelectual nas Obras Audiovisuais;

  • Os Desafios da Propriedade Intelectual frente à Inovação Tecnológica (Novas Tecnologias);

  • Os Prazos de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.

  • A Propriedade Intelectual no Audiovisual – Fsa, Brde e Regulamento Geral do Prodav.

  • Introdução ao Direito Autoral. Autor e Obra. Direitos Patrimoniais e Morais de Autor.

  • Diretos Conexos e Direito e Imagem.

  • Sincronização e Execução Musical.

  • Direito Autoral na Obra Audiovisual – a Autoria e a Titularidade de Direitos Patrimoniais de Autor.

  • Negócios Jurídicos e Obra Audiovisual – Licenciamento, Cessão de Direitos e Outros Contratos.

  • A Propriedade Industrial. Noções básicas de Marcas e Patentes. As Marcas registráveis. As Patentes. Marcas Nominativas, Mistas e Figurativas. O Registro de Marcas e Patentes – Territorialidade, Prazos e Processo.

  • A Relação do Software com o Direito Autoral e a Propriedade Industrial. O Registro de Software.

  • Gestão de Direitos de Propriedade Intelectual.

  • Formação e Proteção de Ativos Intangíveis.

  • As Licenças e Cessões de Direitos de Propriedade Intelectual.

  • As Sociedades Gestoras de Direitos Autorais e Conexos.

  • Políticas Públicas para o Setor Audiovisual.

  • Planejamento e Metas.

  • Regulação do Setor e a Ancine.

  • Financiamento.

  • Fsa; Leis De Incentivo.

  • Processos de Controle.

  • Prestação de Contas.

  • Montagem de Projetos.

  • Planejamento e gestão orçamentária aplicada a projetos de produção audiovisual;

  • Gestão de Pessoas em projetos de produção audiovisual;

  • Estruturação de Negócios Audiovisuais. A obra audiovisual como negócio. Evolução do mercado. Visão criativa e visão de negócio.

  • Oportunidades para transformar uma obra em um negócio. Benchmarks.

  • Transformando a obra em negócio. Principais passos. Fontes de recursos.

  • Principais ferramentas de Planejamento e Gestão. Plano de Negócios e Modelo de Negócios. Estrutura de um Plano de Negócios. Administração da composição de um Plano de Negócios. Capítulos do Plano e seu conteúdo imprescindível. Estruturação de Modelo de Negócios (Canvas).

  • Viabilização da obra audiovisual. Projeções financeiras. Valuation da obra audiovisual. Captação de recursos. Elaboração e negociação de propostas.

  • Marketing e Inteligência de negócio. Estratégias vencedoras em Marketing. Marketing de Conteúdo. Inbound Marketing.

  • Determinação do marketing mix ideal. Mídia social no marketing mix. Definição de marketing KPIs (indicadores chave de desempenho). Apresentação e discussão de Cases.

  • Marketing na obra audiovisual. Necessidade de Marketing na sua obra. Marketing no plano de negócios da obra audiovisual. Integração do marketing à concepção do negócio audiovisual. Principais estratégias e ações de marketing no audiovisual. 

  • Plano de Marketing da obra audiovisual. Visão de negócio da obra audiovisual. Integrando conceitos de marketing à obra.

  • Marketing no pitch. Promoção, venda e captação de recursos. 

* Programa sujeito a alterações.