Curso Artístico
em Audiovisual
RIO DE JANEIRO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Curso de Roteiro e Direção, conjugada à montagem, malha sonora e fotografia*
Primeira Semana
DIREÇÃO AUDIOVISUAL I (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
O papel do diretor e sua relação com a equipe e departamentos de criação. A adaptação cinematográfica do roteiro literário para o roteiro técnico. Forma e função do storyboard e relação com o fotógrafo e o diretor de arte. A organização do set e o diálogo criativo com o processo de produção do filme. O desenho e o material oferecido aos atores no teste de elenco e ensaios.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.
ESTRUTURA DE ROTEIRO FICCIONAL (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
Aspectos práticos e teóricos da construção do roteiro de ficção. Apresentação da criação da macroestrutura em três atos. O processo de desenho e valor dramatúrgico dos movimentos em cada ato. A estrutura da cena como escritura visual e dramática. A criação do argumento como esboço estrutural do primeiro tratamento do roteiro. A relação da importância da dramaturgia de um filme para o processo criativo da direção, produção e outros departamentos de realização cinematográfica.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas. Exercício de criação de linha de história e cenas.
Segunda Semana
DIREÇÃO AUDIOVISUAL II (4 HORAS)
Proposta de conteúdo do encontro:
A ordem da filmagem e a colaboração de escritura visual com o fotógrafo. Trabalho por campos de luz dentro da sequência. O posicionamento de câmera. Ensaios para câmera. A ordem da realização das etapas na gravação. Tomadas de som e desenho sonoro na encenação.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.
DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA EM ROTEIRO (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
O trabalho de pesquisa, investigação e imersão em temas e universos existentes no desenvolvimento do roteiro ficcional e documental. O valor da busca de um ponto de vista singular de abordagem dramatúrgica de um tema amplamente conhecido segundo o desenvolvimento de pesquisa. Os métodos de escolha e de transcriação de material narrativo no roteiro adaptado. O campo de levantamento de informações e o processo de encontro de atores sociais para a criação de uma abordagem documental.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas. Exercício de início de pesquisa para roteiro documental.
Terceira Semana
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO I (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
Proposta de metodologia:
LINGUAGEM AUDIOVISUAL I (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
A apresentação e problematização do preconceito em relação ao quadro confuso e ausência de foco narrativo na poligrafia popular do early cinema. A codificação do cinema narrativo norte-americano e a decupagem clássica até os dias atuais. A linguagem das vanguardas históricas no Expressionismo Alemão, no Cinema de Montagem Russo e no Surrealismo e suas ressonâncias no audiovisual atual. O primeiro contato com a questão da codificação dos gêneros fílmicos até os dias atuais.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.
Quarta Semana
ESTRUTURA DE ROTEIRO DOCUMENTAL (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
A demarcação de pontos cardeais de pesquisa e desenho de work in progress do roteiro no encontro do estado indeterminado do real. A questão da entrevista e a necessidade de enfatizar a dimensão da experiência dos atores sociais em relação ao mero depoimento. O roteiro do documentário encenado e o desenvolvimento de pesquisa para a criação do filme a partir de material de arquivo.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas apresentados.
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO II (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
Proposta de metodologia:
Quinta Semana
LINGUAGEM AUDIOVISUAL II (4 HORAS)
Proposta de Conteúdo:
As transformações da codificação do real a partir do levante do cinema neorrealista italiano a influenciar os cinemas novos e suas ressonâncias no cinema atual. A câmera caneta e a política dos autores a redesenhar uma linha de rompimento com um desenho de crise do cinema clássico europeu. As referências do cinema maneirista pós-moderno e a releitura do cinema de gêneros no mundo.Traços sensoriais no cinema de fluxo atual e o vasto campo de linguagens do cinema brasileiro em nossos dias.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas.
MALHA SONORA I (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
O som como recurso da linguagem audiovisual. A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento e da recodificação dos movimentos dramáticos do roteiro e das cenas através de sons diegéticos, de efeitos, diálogos e trilha sonora. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial dos looks do filme e das diversas demandas de encenação e pontuação rítmica da obra audiovisual. Demonstrar e discutir o processo de reconhecimento e criação técnica na banda sonora.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e sonoros exibidos como ilustração de tema.
Sexta Semana
DIREÇÃO DOCUMENTAL (4 HORAS )
Proposta de conteúdo:
O cinema documentário como campo de práticas e retóricas específicas. O documentário no Brasil.
Pesquisa temática, formal e de personagens para elaboração de projeto de documentário. Realização de documentário em digital. Estudos de caso.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.
MALHA SONORA II (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento das necessidades do projeto de encenação do diretor. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial das experiências das personagens e busca de estados emocionais na fruição e memória do público. Demonstrar o processo de reconhecimento e de criação técnica da produção e captação do som ao lado do projeto da direção e do departamento de produção.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e sonoros exibidos como ilustração de tema.
Sétima Semana
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO I (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
A montagem como processo de significação no audiovisual e último estágio de criação dramatúrgica. Análise a partir do roteiro das demandas estéticas da direção que serão traduzidas pela montagem e por efeitos especiais a caracterizar a forma do universo dramatúrgico da obra. A recodificação do tratamento de imagem nas cenas e no processo de edição e finalização. Estudo de casos.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.
DIREÇÃO E PESQUISA EM ARTE I
Proposta de conteúdo:
O trabalho do diretor de arte a partir da análise técnica do roteiro.
A concepção do espaço e ritmo visual segundo os looks das cenas. O processo de criação com o cenógrafo e a dressagem do espaço.O processo de pesquisa do diretor de arte para as proposições visuais da obra. O diretor de arte em diálogo com a direção e fotografia. A relação da direção e cenografia de arte com o universo da produção.
Proposta de metodologia do encontro: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.
Oitava Semana
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO II (4 HORAS)
Proposta de conteúdo:
A reflexão sobre os horizontes abertos pela conformação digital no audiovisual na montagem e finalização. A tecnologia de finalização e edição como dispositivos criativos contemporâneos. Estudos de casos do cinema nacional e internacional que possam revelar o papel do montador e finalizador diante da direção e produção da obra audiovisual.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.
DIREÇÃO E PESQUISA EM ARTE II
Proposta de conteúdo:
O trabalho do diretor de arte e do figurinista a partir da análise técnica do roteiro. A concepção do figurino a partir de notas, formas e silhuetas indicadas pelo diretor. Figurinos ou roupas costumizadas. O processo de pesquisa e criação de figurinos em diálogo com o ensaio dos atores. O movimento de criação da transformação da personagem pelo figurino. O universo do visagismo e da maquiagem de efeito. A concepção do figurino e a relação com a produção.
Proposta de metodologia:
Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.